Estacas Escavadas


Estacas Escavadas

Estacas escavadas de grande diâmetro, também conhecidas como estacões, são elementos de fundação profunda, de execução rápida, normalmente em solos e areias, com uso de lama bentonítica e concretados “in loco”.

As estacas escavadas são eficientes, confiáveis, os equipamentos são de fácil operação e baixa manutenção montado sobre caminhão e também sobre a esteira. Tem como objetivo obter o melhor em execução de estacas escavadas e tubulões, sem características conflitantes ou altos custos, com eficiência em grandes diâmetros. Possui um cabeçote rotativo pesado e potente, com alto torque, que perfura com boa performance, guincho hidráulico, avanço e giro da plataforma.

As estacas escavadas variam de diâmetro e podem ser desde 25cm até 1,50m de diâmetro e profundidade de até 25m, podendo ser utilizadas como tubulões a céu aberto, a partir do diâmetro de 70cm, sendo a base alargada com equipes de poceiros especializados.

As estacas escavadas são aquelas em que ocorre a retirada de material em sua perfuração no solo. São do tipo moldada “in loco” e podem ser realizadas com ou sem revestimento, com ou sem a utilização de fluido estabilizante. Podem ser estacas do tipo Strauss, trado rotativo, hélice contínua e estacas raiz.

As vantagens das estacas escavadas são:

  • Ausência de vibração no terreno pois a escavação se faz por rotação, podendo ser executadas próximos a divisas sem causar problemas ao vizinho;
  • Conhecimento imediato e real de todas as camadas atravessadas de solo e possibilidade de uma segura avaliação de capacidade de carga da estaca, mediante a coleta de amostra e seu eventual exame em laboratório;
  • Grande mobilidade, versatilidade e produtividade;
  • Atingem grandes profundidades e suportam grandes cargas;
  • Capazes de serem executadas mesmo em presença de água com o uso de revestimento ou camisa metálica.

Dependendo da situação do terreno, do diâmetro e da profundidade a perfuratriz produz em média 300m por dia. Podendo ser Ø25cm à Ø1.00m com profundidade máxima de 20m.

Escavação

A escavação do poço para moldagem da estaca é feita mecanicamente através de equipamento rotativo composto de guindaste para sustentação da mesa de perfuração, equipada com haste telescópica.

Armação

A armação (gaiola) é preparada antecipadamente a concretagem colocando-se a cada três metros estribos soldados na armadura principal e com distanciadores para garantir o recobrimento mínimo exigido pelo projeto.

Concretagem

Concluída a escavação e aprovados os ensaios da lama bentonítica, terá início então a descida da armadura no interior da escavação. A armadura é içada por um guindaste e colocada na escavação até a cota prevista. O passo seguinte será a concretagem submersa executada através de um conjunto composto de funil e tubos rosqueados, “tubo tremie”, onde será lançado o concreto.

A VWF Fundações possui uma grande quantidade de equipamentos e conta com uma equipe altamente capacitada para melhor atender seus clientes.

Para conhecer os serviços e saber mais, mantenha contato com a VWF Fundações.